Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Trump ataca novo livro de Woodward . "São fraudes e vigarices"

Jornalista que desvendou o escândalo Watergate prepara-se para lançar um livro que promete gerar muita polémica sobre a administração Trump. Presidente norte-americano já reagiu e não poupou nas críticas a Bob Woodward.

Trump ataca novo livro de Woodward . "São fraudes e vigarices"
Notícias ao Minuto

09:57 - 05/09/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Estados Unidos

Bob Woodward, o conceituado jornalista que na década de 1970 revelou o caso Watergate na administração Nixon, tem um novo livro, em que a Casa de Branca de Donald Trump é arrasada, com citações de pessoas próximas do presidente norte-americano a afirmarem que este é “um idiota” que “enlouqueceu”.

O livro, com lançamento previsto para o próximo dia 11 de setembro, tem feito manchetes na imprensa internacional e já mereceu uma reação por parte de Trump, que considera ‘Fear: Trump in the White House’ (em português, ‘Medo: Trump na Casa Branca’) como um livro “patético e ficção”.

Para o presidente norte-americano, o novo livro do “desacreditado” Woodward contém “muitas mentiras e fontes mentirosas”, sendo que “já foi refutado e desacreditado pelo general James Mattis e pelo general John Kelly”, duas figuras da administração Trump que são citadas no livro a tecer fortes críticas ao presidente norte-americano.

Mattis, por exemplo, é citado a dizer que Trump tem a compreensão “de uma criança do quinto ou sexto ano”, e conta um episódio em que teve de pedir a colaboradores da Casa Branca para não seguirem as ordens de Donald Trump quando este demonstrou interesse em “assassinar” o presidente sírio, Bashar al-Assad. John Kelly, por seu lado, é citado a chamar “idiota” a Trump.

O presidente norte-americano, no entanto, nega que estas citações sejam verdade e, numa série de tweets, atacou o jornalista Bob Woodward, considerando as ditas citações “fraudes” e “vigarices para o público”.

Trump partilhou ainda na rede social Twitter comunicados dos citados John Kelly e James Mattis, em que estes negam as declarações que lhes são atribuídas no livro do jornalista que revelou o escândalo Watergate. “A ideia de que eu alguma vez chamei idiota ao presidente não é verdadeira, na verdade, é exatamente o oposto”, justificou John Kelly. Já Mattis considera o livro “ficção” com “fontes anónimas sem credibilidade”.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, emitiu também um comunicado e considerou ‘Fear: Trump in the White House’ “nada mais do que histórias fabricadas, muitas delas por por antigos funcionários desapontados, a quem foi pedido que fizessem o presidente parecer mal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório