Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Talibãs anunciam morte do líder e fundador da guerrilha Haqqani

O grupo extremista islâmico Talibã anunciou hoje a morte do líder e fundador da guerrilha Haqqani, associada a alguns dos ataques mais sangrentos no Afeganistão.

Talibãs anunciam morte do líder e fundador da guerrilha Haqqani
Notícias ao Minuto

06:03 - 04/09/18 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Jalaluddin Haqqani morreu após uma longa batalha contra uma doença", informaram, os talibãs afegãos em comunicado, revelando mais tarde à agência de notícias Associated Press, através do seu porta-voz, Zabihullah Mujahed, que Haqqani morreu na segunda-feira.

A guerrilha Haqqani, ligada ao grupo extremista Talibã, lutou contra os soviéticos (1979-1989), recorda-se na nota, na qual se salienta o seu contributo em preservar a união entre os talibãs durante a invasão norte-americana que começou em 2001.

A Haqqani foi criada na década de 1980 por Jalaluddin, que serviu como ministro no Governo Taliban no Afeganistão entre 1996 e 2001 e que perdeu três dos seus dez filhos em ataques executados com recurso a drones norte-americanos e um quarto durante um tiroteio em Islamabad.

Incluído desde 2012 na lista negra de organizações terroristas nos Estados Unidos, acredita-se que com sua liderança, a partir do vizinho Paquistão, a guerrilha foi responsável por alguns dos piores ataques dos últimos anos em Cabul.

O Governo afegão culpou a rede Haqqani pelo ataque na entrada da zona diplomática da capital que, em maio de 2017, matou mais de 150 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório