Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Venezuela oficializa novo salário mínimo 35 vezes superior ao anterior

O governo venezuelano oficializou hoje o aumento de 35 vezes do salário mínimo nacional, que passou de 5,20 bolívares soberanos (0,74 euros) para 1.800 bolívares soberanos (25,70 euros) desde 01 de setembro.

Venezuela oficializa novo salário mínimo 35 vezes superior ao anterior
Notícias ao Minuto

22:54 - 03/09/18 por Lusa

Mundo Governo

O novo salário mínimo dos venezuelanos foi publicado na Gazeta Oficial (equivalente ao Diário da República) n.º 41.472 e "é obrigatório em todo o território" da Venezuela, tanto para trabalhadores públicos, como do setor privado.

Além do salário, os venezuelanos vão receber mensalmente a quantia de 180 bolívares soberanos (2,57 euros, correspondentes a 10% do salário) em subsídio de alimentação.

O novo salário tinha sido anunciado em 16 de agosto pelo Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante uma transmissão televisiva a partir do palácio presidencial de Miraflores.

"O salário mínimo ficará [fixado] em meio petro (criptomoeda venezuelana), 1.800 bolívares soberanos", disse.

O aumento do salário faz parte do novo Programa de Recuperação Económica, de Crescimento e Prosperidade que, segundo o chefe de Estado, estará adaptado à realidade venezuelana e poderá reverter os efeitos da guerra económica nacional e internacional.

"O Governo dos Estados Unidos vem fazendo a guerra em distintas modalidades para evitar que a República possa fazer as suas compras internacionais, para conseguir a asfixia internacional", disse Nicolás Maduro, admitindo que os EUA têm conseguido "causar danos".

Como parte das novas medidas, o IVA passará de 12% para 16% e as grandes transações financeiras passarão a pagar entre 0 e 2% de imposto sobre o valor das mesmas.

Por outro lado, o Governo venezuelano assumirá, durante 90 dias, o pagamento da diferença do novo salário das indústrias médias e pequenas do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório