Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Cerca de 50 mil pessoas em concerto contra "ódio da extrema-direita"

Cerca de 50.000 pessoas participaram hoje num concerto de rock contra a xenofobia em Chemnitz, no leste da Alemanha, apoiado pelas autoridades do Estado, que estão a apelar aos alemães para se mobilizarem contra "o ódio" propagado pela extrema-direita.

Cerca de 50 mil pessoas em concerto contra "ódio da extrema-direita"
Notícias ao Minuto

19:33 - 03/09/18 por Lusa

Mundo Alemanha

Respondendo ao repto "Nós somos mais numerosos", para mostrar que são mais os cidadãos alemães que não odeiam os estrangeiros, cerca de 50.000 pessoas, segundo dados fornecidos pela cidade de Chemnitz, em vez das entre 20.000 e 30.000 esperadas pelos organizadores, assistiram ao concerto gratuito em que atuaram bandas da cena local e nacional.

"Não se trata aqui de uma batalha da esquerda contra a direita, mas de uma evidência, e pouco importa a vossa cor política: opormo-nos a uma multidão de extrema-direita que está a tornar-se violenta", explicou Campino, vocalista da banda Toten Hosen, muito famosa na Alemanha.

"É muito importante que detenhamos este movimento enquanto ainda é uma bola de neve e antes que se transforme numa avalancha", acrescentou o cantor, explicando a sua presença "como cidadão" e não como artista.

O evento, agendado "para que as pessoas de Chemnitz não se sintam sozinhas", foi organizado em reação a várias manifestações violentas da extrema-direita contra os estrangeiros no país que ocorreram na última semana.

Os habitantes da cidade da antiga RDA foram também convidados através das redes sociais a participar numa "manifestação nas janelas", retomando as palavras de ordem "Nós somos mais numerosos" e pendurando nas respetivas varandas mensagens de tolerância.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório