Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Após escândalo, homem pede a cardeal que tenha "vergonha" durante missa

Cardeal Wuerl terá menosprezado casos de abuso sexuais protagonizados por padres.

Notícias ao Minuto

11:14 - 03/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Durante uma missa presidida pelo cardeal Wuerl, este domingo, um homem gritou “tenha vergonha”. O cardeal falava sobre a posição da Igreja Católica nos escândalos de abusos sexuais.

Wuerl é acusado de ter menosprezado as acusações de abusos sexuais na sua diocese, quando era bispo em Pittsburgh. Perante uma plateia de cerca de 200 pessoas, o clérigo pedia que perdoassem os seus “julgamentos errados”.

No meio do discurso, um homem gritou para que “tivesse vergonha” enquanto outra mulher se virou de costas em sinal de protesto, reporta a CNN.

“Sim, irmãos e irmãs. Eu gostava de poder refazer tudo o que se passou nestes 30 anos enquanto bispo e ter feito tudo certo. Não foi o caso. Eu penso como vocês, peço a misericórdia de Deus e a sua graça, e reconheço que podemos caminhar juntos para a luz. Apenas peço que me acolham, acolham todos os que foram abusados, todos os que sofreram, que acolham todos nas vossas orações”.

O incidente acontece na sequência de uma polémica que dá conta de que, na Pennsylvania, mais de 300 padres de seis dioceses, incluindo a de Pittsburgh, terão abusado de mais de mil crianças desde 1947.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório