Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

As imagens do adeus a McCain, os recados de Obama e a ausência de Trump

Discurso emocionado da filha, Meghan McCain, recados de Obama e ausência de Trump. Assim foi marcado o funeral do senador republicano John McCain que perdeu a vida aos 81 anos.

Este sábado, centenas de personalidades da política e das forças armadas norte-americanas reuniram-se, em Washington, para dizer adeus a John McCain. As cerimónias fúnebres do senador republicano ficaram marcadas, sobretudo, pelas mensagens de Obama e da filha de McCain para Donald Trump. 

Obama, que derrotou McCain nas eleições presidenciais de 2008, George W. Bush, que ganhou a corrida à nomeação presidencial republicana em 2000 contra McCain, e a filha do senador republicano, Meghan McCain, foram os responsáveis pelos elogios fúnebres na Catedral Nacional de Washington. 

As intervenções durante a cerimónia, como narra o The Guardian, não mencionaram diretamente o nome do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas estão a ser interpretadas como críticas diretas à atual administração e às suas políticas.

Este foi, aliás, o grande ausente nas cerimónias. Em causa estão as fortes divergências entre McCain e Trump. Enquanto decorriam as cerimónias em honra do senador, o presidente americano deslocou-se para um dos seus campos de golfe localizado perto de Washington. 

Porém, nas cerimónias estiveram a filha de Trump, Ivanka Trump, e o seu marido, Jared Kushner, bem como membros da equipa da Casa Branca, como o chefe de gabinete do Presidente, o general John Kelly, e o secretário de Defesa, James Mattis.

Durante a sua intervenção, Meghan McCain não conteve as lágrimas ao recordar o pai que perdeu a luta conta um tumor no cérebro no passado dia 25 de agosto. Reivindicando "a grandeza" dos Estados Unidos, a filha do senador assegurou que o país que o seu pai representou e defendeu "não precisa de ser grande de novo, porque sempre foi".

"Foi um grande homem. Estamos aqui reunidos para lamentar a morte da grandeza norte-americana. A verdadeira, não a retórica barata de homens que nunca chegaram perto do sacrifício que ele ofereceu voluntariamente, nem da retórica oportunista daqueles que viveram vidas de conforto e privilégio", afirmou a filha de McCain.

Veja, na galeria, as fotos da cerimónia captadas pela objetiva da Reuters. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório