Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Africanos no sul da China "ameaçados" por crescente pressão policial

Uma implacável campanha contra imigração ilegal em Cantão, no sul da China, tem deixado apreensivos os milhares de africanos radicados na cidade, apesar dos crescentes laços diplomáticos e económicos entre Pequim e o continente.

Africanos no sul da China "ameaçados" por crescente pressão policial
Notícias ao Minuto

10:41 - 01/09/18 por Lusa

Mundo Imigração

"A polícia está sempre a parar-nos e a pedir para ver os documentos", descreve à agência Lusa o estudante marfinense Abouo, nas vésperas de o Fórum de Cooperação China-África arrancar, em Pequim, com a participação de dezenas de líderes africanos, e que deverá anunciar milhares de milhões de dólares em investimento chinês no continente.

Sentado no segundo piso de um restaurante de comida árabe em Xiaobei, o bairro de Cantão conhecido como "Pequena África", o fórum passa ao lado de Abouo, ao mesmo tempo que retira o passaporte do bolso e explica: "Tenho de o trazer comigo sempre que saio de casa".

O relato é repetido por outros africanos radicados na cidade, para quem buscas domiciliárias ou detenções por saírem à rua sem documentos se tornaram frequentes. "Sentimo-nos ameaçados", explica Augusto, um angolano de 55 anos.

Localizada a cerca de 150 quilómetros de Macau, Cantão é a capital de Guangdong, a província chinesa mais exportadora e a primeira a beneficiar da política de Reforma e Abertura adotada pelo país no final dos anos 1970.

Nas últimas décadas, milhares de comerciantes oriundos de todos os pontos de África desembarcam em Cantão, em busca de fortuna, face ao 'boom' no comércio entre a China e o continente.

O país asiático é, desde 2009, o maior parceiro comercial de África. Pelas estatísticas chinesas, nos primeiros seis meses deste ano, o comércio bilateral aumentou 16%, em termos homólogos, para 98.800 milhões de dólares (84.600 milhões de euros).

No entanto, a população africana em Guangzhou tem caído "à medida que a polícia reforça o controlo sobre a imigração ilegal", escreve a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Dados oficiais revelam que há 15.000 africanos a residir na cidade. Há dez anos, eram 20.000. No entanto, "o número real, que inclui imigrantes ilegais e pessoas que permanecem após o visto vencer, será muito mais alto", reconhece a agência.

Especialistas chineses estimam que serão 150.000, o que faria de Cantão a cidade da Ásia com a maior comunidade africana.

Ao cair da noite, as ruas de Xiaobei enchem-se de mulheres e homens envergando trajes tradicionais africanos. Nas ruas, ouve-se suaíli, iorubá ou português. Nos bares, toca-se Afrobeat, Kizomba e Mbaqanga.

Pequenas lojas expõem para venda a grosso têxteis, eletrónicos, bijuteria ou até artigos inéditos na China, como material para campanhas eleitorais - t-shirts com a imagem do anterior presidente angolano, José Eduardo dos Santos, com a inscrição "The President", continuam expostas em várias montras.

Um carro de patrulha e três membros da Unidade Especial da polícia chinesa, armados com espingardas de assalto - outra visão rara na China -, vigiam o acesso principal para o bairro.

Em julho passado, os hotéis nesta área emitiram avisos de interdição a africanos.

"A partir de 05 de julho, o nosso hotel não está autorizado a receber hospedes africanos", lê-se num aviso colocado à entrada de um hotel. A rececionista confirma: "Cidadãos da Nigéria, Uganda ou Serra Leoa, por exemplo, não são permitidos".

O local Lin Laotao garante, no entanto, que Cantão "é uma cidade aberta", que "aceita gente de todo o lado", mas reconhece que "o comércio de produtos baratos já não é tão lucrativo", levando "alguns africanos a envolverem-se em atividades ilícitas".

"Isso gerou alguma hostilidade entre os locais", afirma.

Um diplomata europeu colocado em Cantão diz não notar racismo, mas admite que os colegas africanos se queixam de um tratamento "desagradável".

Na Catedral Sagrado Coração de Jesus, erguida pelos franceses na margem norte do Rio das Pérolas, no século XIX, é possível, no entanto, observar sintonia entre locais e africanos.

Todos os domingos à tarde, centenas de africanos e chineses sentam-se lado a lado na igreja, para uma missa celebrada em inglês.

Um padre chinês, acompanhado de ajudantes de altar quenianos, nigerianos e ruandeses caminha rumo ao altar. Um coro, também miscigenado, entoa: "Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho?".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório