Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Espanha sugere quotas para acolhimento de venezuelanos

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, sugeriu durante uma visita à América Latina a criação de um sistema de quotas nos países da região para acolher as centenas de milhares de venezuelanos que fogem da crise no seu país.

Espanha sugere quotas para acolhimento de venezuelanos
Notícias ao Minuto

13:47 - 31/08/18 por Lusa

Mundo Pedro Sánchez

"Se vemos a América Latina como uma comunidade solidária, evidentemente a repartição por quotas pode ser uma boa solução", disse Sánchez numa entrevista à rádio colombiana Blu Radio difundida na quinta-feira à noite.

O primeiro-ministro espanhol comparou a situação com a que se vive na Europa, afirmando que a migração "é um desafio", "não só para Espanha, que está na fronteira [sul da Europa], mas para toda a União Europeia, razão pela qual deve haver solidariedade entre todos os Estados-membros".

Um sistema de quotas de acolhimento foi definido na UE em 2015, mas vários países recusaram aplicá-las enquanto e outros fizeram-no lenta e incompletamente.

Neste verão, em seis casos de navios com migrantes resgatados do mar chegados a Itália, Malta e Espanha, uma dezena de países ofereceram-se para receber parte dos migrantes, mas numa lógica casuística.

Pedro Sánchez defendeu por outro lado um diálogo entre os diversos setores venezuelanos para pôr fim à crise.

A pobreza, a hiperinflação, a falência dos serviços públicos e a falta de alimentos ou medicamentos na Venezuela tem levado milhares de pessoas a partir para o Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Chile.

Segundo a ONU, mais de metade dos venezuelanos a viver no estrangeiro saiu do país depois de 2015.

A Venezuela tem uma população de cerca de 30,6 milhões, entre os quais cerca de 400 mil portugueses e um número não determinado de lusodescendentes.

Devido à crise política, económica e social, até fevereiro passado mais de quatro mil portugueses tinham regressado à Madeira, território do qual muitos emigrantes na Venezuela são oriundos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório