Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia reitera intenção de comprar sistemas de defesa antiaérea russos

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reiterou hoje a intenção de comprar sistemas de defesa antiaérea à Rússia, apesar da oposição dos Estados Unidos, que ameaçam retaliar, não vendendo à Turquia aviões de combate.

Turquia reitera intenção de comprar sistemas de defesa antiaérea russos
Notícias ao Minuto

12:29 - 31/08/18 por Lusa

Mundo Erdogan

"A Turquia precisa dos [sistemas de defesa antiaérea russos] S-400. O acordo sobre esse assunto está fechado e, se Deus quiser, vamos recebê-los a breve prazo", disse Erdogan numa cerimónia militar em Balikesir (oeste).

O anúncio da intenção de compra de armamento russo acentuou a tensão diplomática das últimas semanas entre a Turquia e os Estados Unidos, ambos membros da NATO.

A oposição de Washington à compra dos S-400, concorrentes dos Patriot norte-americanos, é justificada com dois argumentos: a incompatibilidade dos sistemas russos com os sistemas da NATO e a proteção dos segredos tecnológicos dos aviões de combate norte-americanos F-35, que não são detetados pelos S-400, e que a Turquia quer comprar aos Estados Unidos.

No discurso de hoje Erdogan disse que a Turquia "também precisa dos F-35".

"Se os Estados Unidos os vão fornecer ou não, não sei. Se fornecerem, mostram que cumprem os seus compromissos", disse.

A Turquia e os Estados Unidos atravessam uma crise diplomática relacionada nomeadamente com a detenção pela justiça turca de um pastor evangélico norte-americano, Andrew Brunson, acusado de "espionagem" e de "terrorismo".

A detenção de Brunson, em Izmir (oeste), levou Washington a impor sanções inéditas contra membros do Governo turco e a duplicar as taxas às importações de aço e alumínio da Turquia.

A tensão diplomática acentuou a desvalorização da lira turca, que perdeu 40% do seu valor desde o início do ano.

"Os esforços que visam provocar o colapso dos setores económico e militar da Turquia devido ao processo em curso em Izmir [...] são inexplicáveis", afirmou Erdogan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório