Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2018
Tempo
24º
MIN 24º MÁX 25º

Edição

Mulheres têm condução mais segura do que os homens. E menos maus hábitos

Estudo revela que as mulheres demoram mais tempo a tirar a carta, mas têm uma condução mais segura.

Mulheres têm condução mais segura do que os homens. E menos maus hábitos
Notícias ao Minuto

18:26 - 30/08/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Estudo

O site britânico Confused, que apresenta comparações de preços de seguros e combustíveis, por exemplo, decidiu investigar o porquê de existir uma diferença substancial entre o valor do seguro do carro pago por uma mulher e por um homem.

Historicamente, recorda o site, a mulher pagava menos por ser vista pelas seguradoras como mais cautelosa na condução. No entanto, em 2012, a União Europeia emitiu uma diretiva a proibir as seguradoras de considerar o sexo do condutor no cálculo do valor do seguro.

Ainda assim, a diferença entre o valor pago por um homem e por uma mulher mantém-se (tende, até, a aumentar). O levantamento de dados a cabo pelo site apurou que é mesmo porque as mulheres têm uma condução mais segura.

Em 2017, no Reino Unido, de todas as pessoas que fizeram teste de condução, 53% eram mulheres e 47% eram homens. 30% das mulheres falham no teste à primeira, mais do que os homens (23%).

No entanto, entre as 600 mil infrações cometidas no Reino Unido que chegaram a tribunal, no mesmo ano, 79% tinham um homem ao volante. O estudo concluiu, ainda, que entre as categorias de infrações analisadas, eles estão em primeiro lugar em quase todas.

Um outro dado: 65% de todos os pagamentos de seguradoras para incidentes com carros pertencem a homens, ao passo que 37% pertencem a mulheres.

No que respeita a maus hábitos, a coisa não muda de figura. Os homens têm mais 31% de probabilidade de fumar ao volante e mais 77% de probabilidade de conduzir sem distância de segurança do veículo em frente. Por outro lado, as mulheres apresentam mais 78% de probabilidade de conduzir descalças e mais 35% de probabilidade de estacionar em locais prioritários sem terem os filhos no carro.

O único mau hábito onde mulheres e homens estão em pé de igualdade é o de comer ao volante.

A conclusão é que, embora as mulheres demorem mais tempo a tirar a carta, praticam uma condução mais segura do que os homens, em média.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório