Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Criança de dois anos tenta deixar de fumar ao brincar mais

Alerta para riscos do vício fizeram-no tentar mudar de hábitos.

Criança de dois anos tenta deixar de fumar ao brincar mais
Notícias ao Minuto

10:05 - 30/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

Uma criança de dois anos está a tentar deixar de fumar depois de, no início do mês, ter chocado o mundo ao ser notícia por fumar dois maços de tabaco por dia.

A mudança de atitude acontece depois de os médicos terem alertado para os graves danos cerebrais que arriscava.

A família da criança, natural de Sukabumi, na Indonésia, diz que a criança tem estado a fumar menos. Para isso, tem passado mais tempo a brincar com um boneco, como uma forma de se distrair.

A mãe de Rapi Ananda Pamungkas conta, porém, que este ainda tenta apanhar beatas do chão quando ela não está em casa.

A sua mudança de atitude aconteceu quando elementos do governo local foram a sua casa para avisarem sobre os perigos do vício.

"Ele estava a atingir um ponto em que chorava, a implorar por cigarros, e em que se não os conseguisse começava a gritar, chorar e a puxar os cabelos", relata a mãe.

Um especialista da Universidade de Sydney, na Austrália, afirma que o mau hábito da criança pode criar-lhe danos permanentes no funcionamento do cérebro, no seu desenvolvimento emocional e comprometer outras funções cognitivas, além de a expor precocemente a cancros e doenças cardíacas.

A criança começou a fumar há cerca de dois meses. O pai, que também é fumador, diz que era incapaz de lhe negar um cigarro, devido às birras que fazia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório