Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Honey, o solitário golfinho 'esquecido' num aquário no Japão

O golfinho, 46 pinguins, bem como dezenas de reptéis e peixes têm sido alimentados mas estão praticamente ao abandono num aquário que está desde janeiro à beira de fechar portas.

Honey, o solitário golfinho 'esquecido' num aquário no Japão
Notícias ao Minuto

16:15 - 28/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Redes Sociais

Desde janeiro que o parque aquático Inubosaki, na cidade de Choshi, no Japão, está de portas fechadas. A queda de receitas levou à tomada de decisão mas há animais ali à espera de nova vida. O caso mais dramático já ganhou força de símbolo: Honey, um golfinho fêmea, está sozinha num aquário pequeno há meses.

Conta a Reuters que a administração do parque assegura que continua a alimentar os animais. Mas para lá da alimentação há várias outras necessidades que estes animais têm. E estas necessidades não estarão a ser atendidas, segundo imagens de que ativistas pelos direitos dos animais dão conta.

Além de Honey, que mostra há muito sinais de fraqueza e stress, segundo um ativista explicou à mesma agência noticiosa, há também 46 pinguins que já foram fotografados cheios de pó, bem como muitos outros peixes e reptéis que estão ali, como que 'esquecidos'.

O caso de Honey chama particularmente a atenção. O animal encontra-se ali desde 2005. Na altura foi capturado junto à baía de Taiji, uma baía que ganhou atenção mundial com o filme 'The Cove' (2009), vencedor de um Óscar na categoria de documentário.

O documentário na altura mostrava um brutal processo que decorre todos os anos naquela baía japonesa: centenas de golfinhos são encurralados numa baía. Alguns, poucos, são recolhidos com vida para serem vendidos a aquários. A maior parte são chacinados para serem vendidos a talhos como carne, num processo que invariavelmente substitui o azul do mar pelo vermelho-sangue, como mostra o documentário 'The Cove'.

Desde o sucesso do documentário e a pressão que originou que a associação de aquários e jardins zoológicos japoneses proíbe a aquisição de golfinhos em Taiji. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório