Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Austrália deteve os 17 passageiros de embarcação encalhada desde domingo

As autoridades australianas encontraram e detiveram os 17 passageiros de uma embarcação que encalhou no domingo numa área infestada de crocodilos, no nordeste do país.

Austrália deteve os 17 passageiros de embarcação encalhada desde domingo
Notícias ao Minuto

06:27 - 28/08/18 por Lusa

Mundo Migrações

"Todas as pessoas desaparecidas foram localizadas", garantiu à televisão local o diretor dos serviços de emergência do estado de Queensland, Peter Rinaudo, acrescentando que as 17 foram identificadas como cidadãs do Vietname.

Na segunda-feira, dia em que arrancaram as operações de resgate, o ministro da Administração Interna, Peter Dutton, declarou que os passageiros "sem documentos" viajavam a bordo de um navio operado por "contrabandistas de pessoas".

A embarcação em causa foi primeira em quatro anos a alcançar de forma ilegal a costa australiana, de acordo com dados oficiais.

O Governo australiano tem sido criticado por várias organizações internacionais, incluindo a ONU, devido à rigidez política contra os imigrantes ilegais no país, que tentam entrar no país por via marítima.

Dutton, que no início do mês afirmou que o país não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração, ultimado em julho na ONU, por considerar que afeta a sua soberania, já prometeu deportar todos os cidadãos do Vietname.

A embarcação encalhou no domingo perto da Daintree Rainforest, perto do rio Daintree, no norte de Queensland. Nesse dia, moradores da região afirmaram ter visto várias pessoas a fugir para a floresta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório