Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Morte de prostituta em Paris gera indignação. “A lei é 100% responsável"

Ativistas criticam lei de 2016 que criminaliza pagamento por sexo. Legislação tem empurrado prostitutas para locais isolados, o que as deixa ainda mais desprotegidas.

Morte de prostituta em Paris gera indignação. “A lei é 100% responsável"
Notícias ao Minuto

23:38 - 27/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Cinco pessoas foram acusadas de assassinar uma prostituta transgénero peruana, num crime que está a gerar enorme indignação em França.

O assassinato remonta à noite do passado dia 16 de agosto. Vanessa Campos, de 36 anos, estaria com um cliente num parque da capital francesa, quando um grupo de 10 homens armados apareceu para os assaltar.

Vanessa, conta a BBC, terá resistido e tentou defender o seu cliente, acabando por ser baleada no peito. Não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

O assassinato gerou enorme indignação em França, em particular entre as trabalhadoras do sexo e ativistas LGBT, que exigem que o governo francês mude a lei.

Segundo a legislação aprovada em 2016, é ilegal pagar por sexo, o que tem forçado as prostitutas a se isolarem em determinadas áreas, como forma de fugir à polícia.

Na passada sexta-feira, centenas de pessoas marcharam nas ruas francesas para exigir maior proteção às prostitutas, denunciando a “cumplicidade” do governo com os assassinatos de prostitutas. “A lei é 100% responsável pela morte da Vanessa”, disse a ativista Giovanna Rincon à AFP.

Na sequência do assassinato, oito pessoas foram detidas e cinco foram acusadas de homicídio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório