Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Assassino de John Lennon vê liberdade condicional negada pela 10.ª vez

Mark Chapman matou o antigo Beatle a tiro no exterior da sua casa, em Manhattan, em 1980.

Assassino de John Lennon vê liberdade condicional negada pela 10.ª vez
Notícias ao Minuto

07:56 - 24/08/18 por Sara Gouveia

Mundo Justiça

O assassino de John Lennonn, Mark Chapman, viu o seu pedido de liberdade condicional negado pela décima vez. Segundo as autoridades, o criminoso tem de ficar atrás das grades pelo menos mais dois anos - o prazo em que poderá pedir novamente a revisão da pena. Esta decisão tem-se mantido inalterada desde que os pedidos começaram a ser feitos, a cada dois anos, desde 2000.

Mark, agora com 63 anos, está encarcerado na prisão de alta segurança de Wende, no estado norte-americano de Nova Iorque, e foi esta semana presente ao Conselho de Liberdade Condicional. Um painel com três membros, decidiu que a sua libertação seria "incompatível com o bem-estar e segurança da sociedade e subestimaria a seriedade do seu crime, o que minaria o respeito pela lei".

"O seu registo criminal reflete que este é o seu único crime, no entanto, isso não atenua as suas ações", podia ler-se no documento da decisão, citado pelo Mirror.

O Conselho reconheceu anteriormente que Chapman tem um registo de prisão "limpo" desde 1994, mas que o seu crime foi feito com premeditação e em busca de "fama". "Admitiu planear cuidadosamente e executar o homicídio de uma pessoa famosa mundialmente apenas para ganhar notoriedade", escreveu, acrescentando que Mark mostrou "um desprezo cruel pela vida humana".

As autoridades admitiram ainda que a libertação do assassino poderia representar um problema de segurança pública, pois alguém poderia atacar Mark "por raiva ou vingança".

Yoko Ono, a viúva de John Lennon, recusou-se a comentar a decisão através do seu advogado, mas o mesmo referiu que esta tinha enviado uma carta ao Conselho a apelar que o assassino do ex-Beatle permanecesse na prisão.

Recorde-se que, em dezembro de 1980, Mark disparou cinco tiros contra John Lennon, quando este voltava para casa do estúdio, acertando-lhe quatro vezes e acabando por lhe provocar a morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório