Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Trump declara estado de emergência no Havai devido a Furacão Lane

O furacão, de categoria 4, está a 370 quilómetros da costa de Kailua.

Trump declara estado de emergência no Havai devido a Furacão Lane
Notícias ao Minuto

15:53 - 23/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou o estado de emergência para o Havai à medida que o Furacão Lane, uma tempestade de categoria 4, se aproxima das ilhas. O furacão, classificado com o segundo nível mais elevado, encontra-se neste momento a 370 quilómetros da ilha Kailua.

Isto autoriza que a Agência Federal de Emergências (FEMA) possa fazer uso de verbas extraordinárias e coordenar esforços de socorro.

Segundo um comunicado emitido hoje pela Casa Branca a declaração de emergência teve início esta quarta-feira, dia 22, sem ter para já data de fim.

É esperado que o centro da tempestade se mova para cima ou muito perto do arquipélago no final do dia de hoje até sexta-feira, sendo assim a tempestade mais poderosa a atingir o Havai desde o Furacão Iniki, em 1992.

Vários serviços e escolas foram encerrados de forma  cumprir os avisos feitos pelas autoridades e o governador do Havai, David Ige, pediu aos residentes que preparem mantimentos para se manterem abrigados durante 14 dias.

[Notícia atualizada às 16h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório