Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Primeiro-ministro de Israel visita Lituânia na quinta-feira

Benjamin Netanyahu realiza na quinta-feira uma visita à Lituânia, a primeira de um chefe de governo de Israel ao país báltico, enquadrada na política israelita de aproximação aos países da Europa de Leste.

Primeiro-ministro de Israel visita Lituânia na quinta-feira
Notícias ao Minuto

17:51 - 22/08/18 por Lusa

Mundo Benjamin Netanyahu

Em Vilnius, Netanyahu tem previsto reunir-se com o homólogo lituano, Saulius Skvernelis, e com dirigentes da Estónia e da Letónia, segundo fonte israelita citada pela agência France-Presse.

Netanyahu tem assumido nos últimos meses uma política de aproximação aos países do chamado Grupo de Visegrado (Hungria, Polónia, Eslováquia e República Checa), cujas posições nacionalistas têm causado fricções com os outros membros da União Europeia (UE).

Estes países são normalmente mais favoráveis a Israel que os restantes Estados-membros da UE, nomeadamente em votações nas Nações Unidas.

Numa visita no ano passado à Hungria, Netanyahu acusou a UE de fazer exigências "absolutamente loucas" relativamente à ocupação israelita da Cisjordânia.

A Lituânia é também um país comprador da indústria militar israelita.

Netanyahu vai ainda receber em Vilnius membros da comunidade judaica lituana, de cerca de 3.000 pessoas, e participar numa cerimónia em memória das 141.000 vítimas judias dos nazis na Lituânia durante a II Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório