Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Governo britânico quer proibir venda de cães e gatos bebés em lojas

Quem quiser comprar um animal bebé com menos de seis meses vai ter de negociar diretamente com o criador ou centro de acolhimento.

Governo britânico quer proibir venda de cães e gatos bebés em lojas
Notícias ao Minuto

11:29 - 22/08/18 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Numa proposta ainda sob consulta pública, o governo inglês sugere banir a venda de animais com menos de seis meses em lojas de animais ou outro tipo de estabelecimentos comerciais. Nesta iniciativa quem quiser comprar um animal dessa idade vai ter de se dirigir diretamente ao criador ou a um centro de acolhimento de animais.

A medida pretende reduzir os sérios problemas de saúde e de socialização que surgem em animais criados em más condições, o que normalmente ocorre quando são vendidos por criadores com o único intuito de ter lucro.

"Há preocupações de que as vendas feitas por terceiros levem a piores condições de vida para os animais do que quando são comprados diretamente aos criadores. Isso pode incluir a separação precoce dos cães e gatos bebés das suas mães, à introdução a ambientes novos e pouco familiares, e a múltiplas viagens", pode ler-se no documento onde é apresentada a proposta.

Na origem da medida está uma campanha chamada Lei de Lucy, devido a uma cadelinha Cavalier King Charles Spaniel que sofreu de maus tratos numa quinta de criação e que deu origem a uma petição para acabar com essas quintas que angariou 150 mil assinaturas.

"Quem tem completo desprezo pelo bem-estar dos animais não mais vai poder lucrar com este negócio miserável", disse o secretário de estado do ambiente, Michael Gove, citado pela BBC.

Já a 1 de outubro deste ano vai entrar em vigor uma proibição de comercializar animais bebés com menos de oito semanas de vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório