Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Papa Francisco vai encontrar-se com vítimas de abuso sexual na Irlanda

Anúncio do Vaticano surge um dia depois da carta aberta escrita por Francisco. Líder da Igreja Católica aterra em Dublin no sábado e encontro com vítimas de abusos sexuais só será divulgado se estas quiserem.

Papa Francisco vai encontrar-se com vítimas de abuso sexual na Irlanda
Notícias ao Minuto

17:30 - 21/08/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Religião

Na sua visita à Irlanda, o Papa Francisco vai encontrar-se com algumas vítimas de abuso sexual por parte de membros do clero, anunciou, esta terça-feira, o Vaticano.

Ainda não há uma hora definida para o encontro, e este só deverá mesmo ser divulgado depois de já ter acontecido, revelou Greg Burke, porta-voz do Vaticano, em declarações aos jornalistas. Para além disso, notou Burke, serão as vítimas a decidir sobre a divulgação ou não do encontro.

A visita do líder da Igreja Católica à Irlanda, um país em que a credibilidade da Igreja tem sido contestada devido a uma série de abusos sexuais perpetrados por padres, será sobretudo marcada pela forma como a pedofilia no interior da religião será abordada.

A juntar a isto, a divulgação do relatório que refere que 300 padres abusaram sexualmente de mais de mil crianças na Pensilvânia, nos Estados Unidos, nos últimos 70 anos, levou o Vaticano a condenar firmemente os abusos sexuais no interior da Igreja.

Na segunda-feira, após ser criticado por um alegado silêncio em torno do tema, o Papa Francisco escreveu uma carta aos fiéis, em que referiu a “vergonha e arrependimento” da Igreja ao “não agir atempadamente” para proteger as crianças vítimas de abusos sexuais.

Na mesma carta, Francisco apelou a “esforços para erradicar a cultura da morte” e pediu aos católicos para serem “capazes de reconhecer e condenar, com arrependimento e vergonha, as atrocidades perpetradas” pelos violadores.

O líder da Igreja Católica aterra na Irlanda no sábado. Em Dublin, irá encerrar em Encontro Mundial das Famílias, que começa a quarta-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório