Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Proprietários de Airbnb acusados de discriminação em França

Investigação da France Inter dá conta de vários casos em que cidadãos franceses veem as reservas canceladas sem justificação. Em comum, têm o facto de os seus nomes serem típicos em países do Norte de África.

Proprietários de Airbnb acusados de discriminação em França
Notícias ao Minuto

13:52 - 21/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alojamento

Vários cidadãos franceses com nomes típicos do Norte de África preparam-se para apresentar uma queixa por discriminação contra proprietários que utilizam plataformas online de marcação de alojamento em França.

De acordo com o The Guardian, que refere uma investigação da rádio France Inter, há cada vez mais casos de cidadãos com nomes atribuídos a países do Norte de África que estão a ver as suas marcações canceladas sem motivo aparente.

Um dos casos relatados é o do jornalista francês Merwane Mehadji. O jornalista conta que tentou alugar um apartamento e uma uma casa em Marselha através do Airbnb e da Abritel mas, por duas vezes, os proprietários cancelaram a reserva, mesmo depois de o pagamento ter sido aprovado.

Passados dois dias, Mehadji voltou às plataformas e reparou que as datas que pretendia estavam livres. Para tirar as dúvidas, pediu a um amigo sem um nome típico do Norte de África para tentar fazer a reserva. O amigo conseguiu. “É aí que percebes que a discriminação existe”, disse.

O jornalista decidiu partilhar a sua experiência no Twitter e, conta a France Inter, recebeu logo centenas de testemunhos semelhantes ao seu, que denunciam esta discriminação diariamente. 

Em resposta à investigação da rádio francesa, a Airbnb negou as acusações e garantiu que nunca recebeu qualquer queixa por discriminação, o mesmo argumento apresentado pelo site Abritel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório