Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

EUA deportam guarda de campo de concentração nazi para a Alemanha

Deportação surge 14 anos depois de um juiz ter ordenado a expulsão de Javik Palij, de 95 anos, dos Estados Unidos.

EUA deportam guarda de campo de concentração nazi para a Alemanha
Notícias ao Minuto

09:51 - 21/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jakiv Palij

Os Estados Unidos deportaram para a Alemanha um antigo guarda de um campo de concentração nazi, noticia a Associated Press.

Em comunicado, a Casa Branca refere que Jakiv Palij, de 95 anos e a residir em Nova Iorque, foi deportado nas primeiras horas desta terça-feira. A deportação acontece 14 anos depois de um tribunal ter ordenado a sua expulsão do território norte-americano.

Após a Segunda Guerra Mundial, Javik Palij escondeu o seu envolvimento no massacre de judeus no campo de Trawniki, na Polónia ocupada pelos nazis, e conseguiu entrar nos Estados Unidos ao afirmar que era um agricultor que trabalhava numa fábrica.

Em 2004, quando o passado do guarda do campo de concentração já era conhecido, um juiz norte-americano decidiu deportá-lo, no entanto, Palij viveu num limbo legal durante mais 14 anos, uma vez que nenhum país o aceitou.

Agora, o seu futuro na Alemanha é incerto, sendo que, de que acordo com fontes da acusação citadas pela AP, será difícil reunir provas suficientes para provar os crimes de guerra cometidos por Javik Palij.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório