Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lula da Silva continua à frente em sondagem para as presidenciais

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, cuja candidatura é contestada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lidera com 37,3% as intenções de voto nas presidenciais do Brasil, anunciou hoje a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Lula da Silva continua à frente em sondagem para as presidenciais
Notícias ao Minuto

19:37 - 20/08/18 por Lusa

Mundo Brasil

O resultado faz parte uma sondagem nacional divulgada pela CNI/MTA, que indicou que em segundo lugar vem o deputado conservador Jair Bolsonaro, com 18,3%.

Empatados na margem de erro da sondagem aparecem em terceiro lugar a ambientalista Marina Silva (5,6%)0, o ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (4,9%) e o ex-governador do Estado do Ceará Ciro Gomes (4,1%).

Lula da Silva pediu o registo da sua candidatura no TSE na quarta-feira passada, mas como já foi condenado em duas instâncias da Justiça brasileira num processo sobre os esquemas de corrupção na estatal petrolífera Petrobras está virtualmente impedido de disputar eleições.

No mesmo dia em que oficializou a intenção de voltar ao Governo do Brasil a Procuradoria Geral da República (PGR) entrou com um recurso pedindo a impugnação da candidatura no TSE, que ainda julgará a validade da mesma.

Caso Lula da Silva seja mesmo impedido de participar das presidenciais o antigo presidente da câmara de São Paulo Fernando Haddad tomará o seu lugar como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Analisando o cenário sem Lula da Silva na disputa presidencial, a pesquisa CNI/MDA mostra que 17,3% dos seus votos iriam para Fernando Haddad.

A sondagem foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018, e foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios das cinco regiões do país.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

As próximas presidenciais do Brasil realizam-se em outubro, estando a primeira volta marcada para o dia 7 e a segunda volta no dia 28.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório