Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Doente não queria enfermeira negra. Hospital acedeu e acabou processado

Mais um caso que chama a atenção para o racismo nos Estados Unidos.

Doente não queria enfermeira negra. Hospital acedeu e acabou processado
Notícias ao Minuto

19:32 - 20/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um hospital de Nova Iorque está a ser alvo de um processo em tribunal. A razão? Um doente não queria ser atendido por uma enfermeira negra.

O hospital respeitou o pedido e pediu à enfermeira negra que respeitasse o pedido do doente. Mais tarde, chegou mesmo a ameaçar retirar a enfermeira de qualquer ligação ao processo clínico do mesmo paciente.

O pedido do doente surgiu em outubro de 2017 mas o caso só agora é revelado, com a NBC a adiantar que a enfermeira avançou com um processo contra o Hospital Beaumont.

A unidade hospitalar está agora a ser alvo de críticas por ter respeitado o 'capricho' de um paciente, em desrespeito do direito constitucional de não ser discriminada com base na raça.

A enfermeira em causa, Teoka Williams, trabalha naquele hospital há cerca de uma década, ouviu o paciente a fazer o pedido e reportou a situação aos recursos humanos. Estes, por sua vez, explicaram à profissional de saúde que o hospital procurava satisfazer os desejos dos pacientes.

A defesa da enfermeira alega que a unidade hospitalar optou por "acomodar o racismo", desvalorizando uma funcionária profissional devido à cor da pele.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório