Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mulher escravizada pelo Daesh anuncia noivado com ativista yazidi

Nadia Murad perdeu seis dos seus irmãos num ataque do Daesh à sua aldeia no norte do Iraque. Depois, foi escravizada e violada por membros do grupo terrorista. Sobreviveu, foi nomeada embaixadora pela ONU, e agora está noiva de um ativista yazidi.

Mulher escravizada pelo Daesh anuncia noivado com ativista yazidi
Notícias ao Minuto

18:36 - 20/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nadia Murad

Nadia Murad, uma mulher yazidi que sobreviveu a terríveis abusos nas mãos do autodesignado Estado Islâmico, anunciou esta segunda-feira que se vai casar um com um ativista yazidi.

O anúncio do casamento foi feito na rede social Twitter e, nota a BBC, surge poucos dias depois de se ter assinalado o quarto aniversário do ataque perpetrado pelos jihadistas na aldeia de Kocho, em Sinjar, no norte do Iraque.

Nesse ataque, Nadia perdeu seis dos seus irmãos. Foi depois raptada e escravizada pelos militantes do grupo terrorista que controlou uma vasta área na Síria e no Iraque, onde impôs o seu califado. 

Durante o tempo em que esteve em cativeiro, Nadia foi comprada e vendida várias vezes, e foi alvo de abusos físicos e sexuais, incluindo violações em grupo, como a própria relatou.

Depois de partilhar a sua história, a sobrevivente yazidi foi nomeada, em 2016, embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas contra o Tráfico Humano.

Esta segunda-feira, Nadia anunciou o seu noivado com Abid Shamdeen nas redes sociais. “A luta pelo nosso povo juntou-nos e vamos continuar este caminho juntos”, revelou Nadia Murad.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório