Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

China envia protesto formal por escala de Presidente de Taiwan nos EUA

A China enviou um protesto formal a Washington devido à escala realizada pela Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, nos Estados Unidos, onde visitou a Administração Nacional para a Aeronáutica e Espaço (NASA), na cidade de Houston.

China envia protesto formal por escala de Presidente de Taiwan nos EUA
Notícias ao Minuto

12:35 - 20/08/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

Tsai realizou aquela visita quando regressava do Paraguai e Belize, dois dos 18 países que mantêm relações diplomáticas com Taiwan, que a China considera parte do seu território, contra as aspirações independentistas de Taipé.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Lu Kang disse aos jornalistas que Pequim "vai-se opor sempre a que qualquer país ofereça conveniências e locais para que pessoas relevantes de Taiwan conduzam estas atividades".

"Nós tornamos clara a nossa posição junto dos países relevantes", acrescentou.

A visita à NASA tratou-se de uma rara presença de um líder taiwanês numa instalação oficial do Governo norte-americano.

Tsai fez ainda um discurso na Livraria Presidencial Ronald Reagan, na Califórnia, na primeira intervenção pública de um líder de Taiwan nos EUA em mais de uma década.

"Quero agradecer a todos os envolvidos por fazerem a minha paragem em Houston maravilhosa, cheia de boas memórias", escreveu Tsai no Twitter. "A minha administração vai continuar a reforçar todos os aspetos das relações entre Taiwan e os EUA", acrescentou.

Países que mantêm laços diplomáticos com Pequim não podem ter ligações a Taipé e vice-versa.

Apesar de os EUA serem o principal fornecedor de armas para Taiwan, os dois lados cortaram as relações diplomáticas em 1979, quando Washington passou a reconhecer Pequim, em vez de Taipé.

A visita de Tsai, do Partido Democrático Progressista (DPP), pró-independência, surge numa altura de crescentes disputas comerciais entre Pequim e Washington, suscitadas pela política de Pequim para o setor tecnológico.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China, mas Pequim considera-a uma província chinesa e ameaça usar a força caso declare independência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório