Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bulgária recusa acordo com Alemanha sobre retorno de migrantes

A Bulgária recusou assinar um acordo com a Alemanha no qual se comprometia a aceitar o retorno de migrantes que estejam naquele país e tenham entrado na União Europeia pelo território búlgaro, noticiou hoje o diário Trud.

Bulgária recusa acordo com Alemanha sobre retorno de migrantes
Notícias ao Minuto

12:23 - 20/08/18 por Lusa

Mundo Boiko Borissov

O primeiro-ministro búlgaro, o populista Boiko Borissov, manteve no fim de semana uma conversa telefónica com a chanceler alemã, Angela Merkel, e disse-lhe que não aceita o acordo, segundo fontes oficiais citadas pelo jornal búlgaro.

O Governo búlgaro - uma coligação de conservadores, nacionalistas e extrema-direita, partidária de uma política migratória restritiva -- defende uma reforma da norma europeia conhecida como Protocolo de Dublin.

Segundo essa norma, os pedidos de asilo devem ser analisados no Estado pelo qual o refugiado entrou no espaço europeu.

O Governo de Sófia anunciou anteriormente que vai apresentar em finais de setembro uma proposta para a reforma de Dublin e para o financiamento europeu de centros para migrantes fora do território europeu.

A chanceler alemã negoceia desde julho acordos de repatriamento com vários parceiros europeus, entre os quais Portugal.

Além de Portugal, segundo a imprensa alemã, Merkel fechou nomeadamente acordos com Bélgica, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Lituânia, Letónia, Luxemburgo, Polónia, República Checa e Suécia, mas não com Itália, um dos principais países de chegada de migrantes que atravessam o Mediterrâneo com destino à UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório