Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Talibãs atacam três autocarros e fazem mais de uma centena de reféns

Elementos do movimento Talibã atacaram hoje três autocarros, numa estrada no norte do Afeganistão, e fez mais de uma centena de reféns, incluindo mulheres e crianças, avançou a agência de notícias Associated Press citando autoridades locais.

Talibãs atacam três autocarros e fazem mais de uma centena de reféns
Notícias ao Minuto

08:53 - 20/08/18 por Lusa

Mundo Afeganistão

Esta emboscada aconteceu apesar de o presidente afegão, Ashraf Gani, ter anunciado um cessar-fogo condicional com os talibãs durante o feriado muçulmano de Eid al-Adha, também conhecido como 'Festa do Sacríficio' e que este ano decorre entre 21 e 25 de agosto.

O destino dos reféns, capturados na província de Kunduz (uma zona recentemente sob controlo dos talibãs), não é conhecido e não houve até ao momento nenhuma declaração por parte do movimento.

O movimento Talibã ressurgiu nos últimos anos, ocupando distritos em todo o Afeganistão e levando a cabo bombardeamentos e ataques em grande escala que mataram dezenas de pessoas.

De acordo com o chefe do conselho provincial de Kunduz, Mohammad Yusouf Ayubi, os talibãs pararam três autocarros numa estrada perto do distrito de Khan Abad e obrigaram os passageiros a irem com eles.

O responsável acredita que os elementos do movimento estavam à procura de membros do governo e das forças de segurança, que geralmente se deslocam a casa nos feriados.

De acordo com a polícia local, os passageiros são das províncias de Badakhshan e Takhar e deslocavam-se para Cabul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório