Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Itália pede sanções para Malta por recusar receber barco italiano

O ministro das Infraestruturas de Itália, Danilo Toninelli, acusou hoje Malta de ter um comportamento "inqualificável" e defende que deve ter sanções por recusar receber um barco da Guarda Costeira italiana com 177 migrantes.

Itália pede sanções para Malta por recusar receber barco italiano
Notícias ao Minuto

13:54 - 19/08/18 por Lusa

Mundo Migrações

"A União Europeia deve dar um passo em frente e abrir os seus portos à solidariedade, senão não tem motivos para existir", disse o governante italiano.

O caso do barco Diciotti, que aguarda autorização para aportar desde quinta-feira, "demonstra que a Itália não recua na hora de salvar vidas humanas", acrescentou o ministro, numa mensagem divulgada no Twitter.

O navio ficou com os migrantes que tinham sido resgatados por outros dois barcos quando se encontravam em dificuldades, segundo explicou o Ministério da Administração Interna.

O ministro da Administração Interna italiano, Matteo Salvini, afirmou que teria de ser Malta a ocupar-se destes imigrantes, enquanto o seu homólogo maltês, Michael Farrugia, reiterou hoje a recusa do seu país em receber o barco, através de uma mensagem no Twitter.

Michael Farrugia acusou a Itália de ter intercetado os migrantes em águas maltesas "só para impedi-los de entrar em águas italianas", já que o barco não pediu ajuda.

"A única solução é que o barco desembarque em Lampedusa [Itália] ou em outro porto italiano. Se a Itália quer tratar esta interceção como um salvamento, Lampedusa é o local mais perto segundo as convenções", acrescentou o ministro de Malta.

Perante este novo 'braço de ferro' entre Malta e Itália, poderá voltar a adotar-se a solução de uma recolocação dos migrantes em vários países europeus, como já ocorreu com o barco Aquarius das organizações não governamentais (ONG) SOS Mediterrâneo e Médicos sem Fronteiras com 141 pessoas que atracou em Malta, depois de esperar três dias.

A novidade do caso que agora decorre é que Itália recuse que um barco da Guarda Costeira (Guardia Costera) do seu país atraque nos seus portos, quando está a poucas milhas da ilha de Lampedusa.

No barco Diciotti estão seis mulheres e 34 menores, enquanto 13 pessoas tiveram de ser retiradas e levadas para Lampedusa por apresentarem problemas de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório