Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo expressa "imenso pesar" por morte de um "amigo do Brasil"

O Governo brasileiro manifestou hoje "imenso pesar" pela morte do antigo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o ganês Kofi Annan, que faleceu na Suíça aos 80 anos, classificando-o como "um amigo do Brasil".

Governo expressa "imenso pesar" por morte de um "amigo do Brasil"
Notícias ao Minuto

19:11 - 18/08/18 por Lusa

Mundo Kofi Annan

"O Governo brasileiro recebeu com imenso pesar a notícia do falecimento do ex-secretário-geral das Nações Unidas e ganhador do Nobel da Paz, Kofi Annan, ocorrido hoje, em Berna", lê-se em nota oficial, sobre "um dos maiores defensores do multilateralismo", com "ideais de paz, justiça e tolerância".

Para o Ministério das Relações Exteriores do executivo brasileiro, Annan "tinha profundo conhecimento do funcionamento da ONU, tanto na sede em Nova Iorque, como nas missões no terreno espalhadas pelo mundo", e o diplomata "destacou-se como defensor da reforma e da revitalização das Nações Unidas, inclusive do Conselho de Segurança, bem como do fortalecimento institucional das agendas de direitos humanos e de promoção da paz".

"Annan foi um amigo do Brasil, que visitou em diversas ocasiões. E teve entre seus mais próximos colaboradores o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Sua reconhecida autoridade moral o levou a continuar a atuar em favor de um mundo mais pacífico e justo até os últimos dias", destacaram ainda os responsáveis do Governo do Brasil.

O antigo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e prémio Nobel da Paz, em 2001, Kofi Annan, morreu hoje aos 80 anos, em Berna, divulgou a fundação por si criada.

No decorrer do seu mandato à frente das Nações Unidas, Annan criou, em 2001, o Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária, uma parceria público-privada internacional, para apoiar os países em desenvolvimento.

O diplomata ganês, em 1962, assumiu a direção de Orçamento da Organização Mundial da Saúde, e regressou às Nações Unidas no final da década de 1980, como secretário-geral adjunto em três posições consecutivas, Gestão dos Recursos Humanos e Coordenador para as Medidas de Segurança do Sistema das Nações Unidas (1987--1990), subsecretário-geral para Planeamento de Programas, Orçamento e Finanças e de Controlador (1990--1992), e responsável pelas Operações de Manutenção da Paz (1993-1996).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório