Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Na cidade finlandesa alvo de ataque jihadista houve marchas opostas

Extrema-direita e antifascistas marcaram presença nas ruas de Turku.

Na cidade finlandesa alvo de ataque jihadista houve marchas opostas
Notícias ao Minuto

18:15 - 18/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Turku

Há um ano, Abderrahman Bouanane foi o responsável pelo primeiro ataque terrorista de carácter jihadista na Finlândia.

O homem de nacionalidade marroquina, que chegou a ser requerente de asilo e declarou a sua lealdade ao Estado Islâmico, esfaqueou várias pessoas na praça de Turku. Matou duas mulheres e feriu outras oito pessoas antes de ser detido. Foi a 18 de agosto de 2017.

Exatamente um ano depois, Turku foi este sábado palco de duas marchas opostas, uma que juntou apoiantes da extrema-direita e uma de contra-protesto, com participantes antifascistas, dá conta a Reuters.

O Movimento de Resistência Nórdico, um grupo de extrema-direita que já foi proibido na Finlândia, juntou cerca de 300 apoiantes em Turku que marcharam no centro da cidade. O grupo foi ilegalizado mas pode ainda convocar e participar em manifestações, enquanto espera pela decisão do recurso que apresentou em tribunal.

Em plano oposto, cerca de mil manifestantes gritaram slogans como "Nada de Nazis em Turku, nada de Nazis em lado nenhum". Entre as trocas de insultos, houve ainda elementos do grupo de contra-protesto a atirar bananas aos elementos de extrema-direita.

No total a polícia finlandesa fez dez detenções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório