Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

60 anos após assaltar banco volta ao local do crime para almoçar

O banco acabou por dar lugar a um restaurante.

60 anos após assaltar banco volta ao local do crime para almoçar
Notícias ao Minuto

23:54 - 17/08/18 por Sara Gouveia

Mundo Canadá

Em outubro de 1958, Boyne Johnson, na altura na casa dos 20 anos, saiu do Banco Imperial do Canadá, em Ottawa, onde trabalhava, com 260 mil dólares.

Conta a Fox News, que o jovem terá retirado o dinheiro do cofre numa sexta-feira, pois sabia que os outros funcionários não costumavam contar o dinheiro naquele dia. Pôs um temporizador no cofre para que este não fosse aberto até à segunda-feira seguinte e saiu. Mais tarde nesse dia levou a mãe e a mulher a jantar e fugiu da cidade.

Andou por várias cidades dos Estados Unidos, Detroit, Los Angeles, Salt Lake City e Denver. Até que nesta última cidade acabou por ser apanhado num clube noturno, onde, ao comprar cinco garrafas de champanhe a várias mulheres, acabou por ser reconhecido por uma das empregadas. No panfleto que anunciava que era procurado pela polícia era descrito como "bebedor de champanhe que aprecia a companhia feminina" e um "habitué de clubes noturnos" e a funcionária rapidamente o identificou.

Boyne foi condenado a quatro anos de prisão, mas acabou por sair em liberdade condicional em 1960.

Sessenta anos depois, em agosto deste ano, voltou à cena do crime. O local onde antes era o banco transformou-se entretanto num restaurante e um amigo seu fez uma reserva e fez questão de o levar lá.

Almoçaram, beberam e Boyne mostrou ao amigo e ao dono do estabelecimento onde era antigamente o cofre - na adega. O local onde acharam apropriado beber uma taça de champanhe e partilhar as histórias da sua fuga e das compras avultadas que foi fazendo (que incluíam um Corvette).

Apesar de tudo, Boyne admitiu que roubar o banco valeu a pena porque o fez dar mais valor à vida e à liberdade.

O dinheiro que levou valeria hoje em dia cerca de 2,2 milhões de dólares (cerca de 1,9 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório