Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Destroços de avião da 2.ª Guerra descobertos debaixo de glaciar derretido

O avião tinha-se despenhado na Suíça em 1946.

Destroços de avião da 2.ª Guerra descobertos debaixo de glaciar derretido
Notícias ao Minuto

21:35 - 17/08/18 por Sara Gouveia

Mundo Suíça

Uma onda de calor que assolou a Suíça tornou visíveis os destroços de um avião norte-americano da Segunda Guerra Mundial, que se tinha despenhado nos Alpes há 72 anos.

O Skytrooper Dakota C-53 estava a viajar da Áustria para Itália quando colidiu com um glaciar a uma altitude de 3.349 metros a 19 de novembro de 1946, conta a CBS News.

Quatro tripulantes e oito passageiros estavam a bordo e vários ficaram feridos, no entanto, não houve registo de mortos. O resgate foi feito seis dias depois e os sobreviventes foram obrigados a beber neve derretida e a racionar chocolates para conseguirem aguentar.

Já em 2012, três jovens tinham descoberto a hélice do avião enterrada no glaciar e à medida que este continuou a derreter o resto do aparelho ficou a descoberto.

Um arqueólogo que trabalha para o cantão de Berna já revelou que os americanos demonstraram bastante interesse nos objetos históricos. Enquanto o levantamento não é feito, foi pedido ao dono de uma cabana perto do local que vá tomando atenção para garantir que os destroços continuam no mesmo sítio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório