Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Nova faixa de protesto em Barcelona relaciona Filipe VI com terrorismo

Uma nova faixa de protesto contra a presença do rei de Espanha em Barcelona onde participa na cerimónia em memória das vítimas do atentado terrorista de há um ano mostra uma imagem de Filipe VI a cumprimentar o monarca da Arábia Saudita.

Nova faixa de protesto em Barcelona relaciona Filipe VI com terrorismo
Notícias ao Minuto

10:07 - 17/08/18 por Lusa

Mundo Espanha

Uma primeira faixa de grandes dimensões colocada por desconhecidos na Praça da Catalunha já foi retirada pelas autoridades policiais locais (Mossos de Esquadra) mas um segundo cartaz de protesto foi colocado nas Ramblas, no centro da cidade.

Junto à imagem do chefe de Estado espanhol a cumprimentar o rei da Arábia Saudita foram escritas as frases em inglês: "As guerras deles, os nossos mortos" e "Catalunha em solidariedade para com as vítimas".

Na parte inferior da faixa foi colocada a bandeira independentista.

Entretanto, ativistas dos Comités de Defesa da República (CDR) distribuem no centro da cidade panfletos em que se vê reproduzida a mesma imagem tendo sido adicionada a frase: "Quem quer paz não trafica armas".

Os atentados de Las Ramblas e de Cambrils (Tarragona), a 17 de agosto de 2017, fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 120 feridos.

O monarca espanhol vai estar presente hoje na cerimónia de homenagem às vítimas dos atentados na capital da província espanhola da Catalunha e que deve começar pelas 10:00, hora de Lisboa.

Centenas de pessoas encontram-se no local para assistir à cerimónia onde vão estar presentes familiares das vítimas e membros do governo e das autoridades locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório