Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Na hora do adeus, o mundo mostra 'Respect' por Aretha Franklin

A rainha da Soul morreu esta quinta-feira aos 76 anos.

Notícias ao Minuto

07:50 - 17/08/18 por Andrea Pinto

Mundo Homenagem

Aretha Franklin morreu esta quinta-feira, na sua casa, em Detroit, após uma longa luta contra um cancro no pâncreas. 

A rainha do Soul foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame e ganhou 18 Grammys ao longo da carreira.

O seu percurso profissional e a legião de fãs que tinha, fez com que a notícia da sua morte deixasse o mundo mais triste.

Um dos seus mais emblemáticos admiradores, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, fez questão de assinalar a irreparável perda.

"A América não tem família real. Mas temos hipótese de receber algo mais duradouro. Nascida em Memphis e criada em Detroit, Aretha Franklin cresceu a cantar canções de gospel na congregação do seu pai. Desde então, ao longo de mais de seis décadas, cada vez que cantava, todos éramos agraciados com um vislumbre do divino", escreveu Obama nas redes sociais.

"A Aretha pode ter ido para um lugar melhor, mas a dádiva da sua música permanecerá, para nos inspirar. Que a Rainha da Soul descanse em paz eterna. A Michelle e eu enviamos a nossas orações e sentidas condolências à sua família e a todos os que se emocionaram com a sua música", terminou o ex-chefe de Estado norte-americano.

Mas não só Obama manifestou o seu pesar pela morte de Aretha Franklin, que, a título de curiosidade, morreu no mesmo dia em que passavam 41 anos sobre a morte de Elvis Presley. Muitas outras homenagens surgiram, sob as mais variadas formas, como pode ver na galeria acima, recordando aquela que foi a voz de temas icónicos como 'Respect' ou 'Natural Woman'.

Por cá, a sua memória foi evocada no festival Paredes de Coura, através de um tributo pelos Jungle que apareceram a preto e branco nos ecrãs do recinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório