Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Detido homem responsável por overdose coletiva nos EUA

Mais de 40 pessoas sofreram uma overdose depois de terem fumado uma droga que alegadamente continha um opiáceo. Algumas estão em estado crítico.

Detido homem responsável por overdose coletiva nos EUA
Notícias ao Minuto

10:23 - 16/08/18 por Fábio Nunes

Mundo New Haven

Os serviços de emergência de New Haven, nos Estados Unidos, tiveram uma noite agitada na noite desta terça-feira quando foram chamadas devido a três overdoses no parque New Haven Green, próximo da famosa Universidade de Yale. Mas, segundo a BBC, estes foram apenas os primeiros casos de uma overdose coletiva. Na manhã de quarta-feira, e no espaço de apenas três horas e meia, mais 18 pessoas colapsaram. No total, mais de 40 pessoas apresentaram sintomas de overdose e algumas encontram-se em estado crítico.

As autoridades norte-americanas não levaram muito tempo a deter o alegado responsável por algumas das overdoses. A NBC News Connecticut revela que um homem foi detido.

As vítimas de overdose fumaram uma droga sintética semelhante a marijuana, a K2. No entanto, e de acordo com Kathryn Hawk, uma médica do Yale New Haven Hospital, esta droga continha também um opiáceo, o fentanyl. Uma informação que ainda não foi confirmada pela polícia.

Este caso surge numa altura em que foi publicado um relatório preliminar do Centers for Disease Control e que dá conta de um número recorde de mortes registadas em 2017 nos Estados Unidos devido ao consumo de drogas. No ano passado, 72 mil pessoas morreram de overdoses.

As drogas, principalmente o fentanyl, são mais mortais nos Estados Unidos do que o VIH, acidentes de carro e armas. O fentanyl é 30 a 50 vezes mais poderoso do que a heroína.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório