Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia brasileira realiza operação contra esquema de desvio de imposto

A polícia brasileira realiza hoje uma operação contra um esquema fraudulento que alegadamente permite a evasão de impostos no valor de cinco mil milhões de reais (cerca de 1,1 mil milhões de euros) na venda de combustíveis, informaram fontes oficiais.

Polícia brasileira realiza operação contra esquema de desvio de imposto
Notícias ao Minuto

13:52 - 15/08/18 por Lusa

Mundo São Paulo

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem cinco mandados de prisão e seis de buscas e apreensão nas cidades de São Paulo e Campinas, no estado de São Paulo, segundo fontes da PF.

Esta é a segunda fase da operação, intitulada 'Rosa dos Ventos', iniciada há um ano, depois de as Finanças terem detetado irregularidades fiscais numa distribuidora de combustíveis no município de Paulínia, no interior de São Paulo, no sudeste do Brasil.

Nesta segunda fase, as autoridades brasileiras encontraram indícios de que os investigados fariam parte de uma rede dedicada à evasão de divisas e impostos e ao branqueamento de capitais, estando pelo menos um funcionário público envolvido.

Segundo a investigação, as empresas provocaram um prejuízo de 1,1 mil milhões de euros em impostos e multas que não foram pagas.

Os suspeitos responderão perante a Justiça pelos crimes de corrupção ativa e passiva, branqueamento de capitais, evasão de divisas e crimes fiscais, com penas no entre dois e 12 anos de prisão, a que acresce multa.

O Brasil foi atingido nos últimos quatro anos por uma série de escândalos de corrupção, nomeadamente desde o início da operação "Lava Jato".

Este caso revelou uma vasta rede de corrupção que desviava fundos milionários da companhia estatal Petrobras.

Essas investigações, que possibilitaram a prisão de importantes empresários e políticos brasileiros, espalharam-se para outros países como os Estados Unidos, Portugal, Peru, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório