Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Conte visitou Génova ao final da tarde e lamenta "imensa tragédia"

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, indicou recear que o balanço de mortos final possa aumentar.

Conte visitou Génova ao final da tarde e lamenta "imensa tragédia"
Notícias ao Minuto

21:05 - 14/08/18 por Lusa

Mundo PM italiano

Conte viajou para a cidade portuária e visitou ao fim da tarde o local daquilo que descreveu como uma "imensa tragédia". Recorde-se que o último balanço dá conta de 26 mortos e 15 feridos, 9 deles graves, no desabamento da secção de um viaduto em Génova.

"É chocante ver o metal retorcido e a ponte desmoronada, com as vítimas a serem de lá retiradas", declarou à estação televisiva pública RAI.

O chefe do Governo italiano elogiou também as centenas de trabalhadores das equipas de salvamento que ainda se encontram no local, afirmando: "Eles salvaram pessoas que caíram 45 metros e estão vivas e no hospital".

Um homem de meia-idade que ficou debaixo do troço da ponte que desabou classificou como "um milagre" o facto de ter sobrevivido.

Em declarações a uma estação de televisão local, o homem, que não quis identificar-se, contou que estava parado na rua, em frente ao seu camião, debaixo da ponte, quando a estrutura cedeu, e que a onda de choque o projetou mais de dez metros de encontro a uma parede, causando-lhe ferimentos na anca e no ombro direitos.

"Eu estava à frente do camião e voei, como tudo o resto. Sim, penso que é um milagre. Nem sei o que mais dizer", comentou.

A empresa de engenharia civil CNR está a apelar para um "Plano Marshall" para reparar ou substituir dezenas de milhares de pontes em Itália que ultrapassaram o seu tempo de vida útil, depois de construídas nas décadas de 1950 e 1960 com betão armado.

Na sequência do desastre de hoje no viaduto de Génova, a CNR explicou hoje, em comunicado, que as pontes foram construídas com as melhores técnicas conhecidas na época, mas que a sua vida útil é de 50 anos.

E em muitos casos, acrescentou a empresa, o custo de atualizar e reforçar as pontes é superior ao que custaria destruí-las e construí-las de novo.

Por essa razão, a construtora apelou para a criação de um grande programa para substituir a maioria das pontes por novas que tenham uma vida útil de 100 anos.

A CNR citou igualmente casos anteriores de quedas de pontes, incluindo uma em abril de 2017, na província setentrional de Cuneo - que esmagou um veículo da polícia, mas cujos agentes e o condutor da viatura que tinham mandado encostar ouviram o ruído da rutura e fugiram a tempo -, e um viaduto na cidade de Lecco, no norte do país, que abateu sob um peso excecional, esmagando um carro e matando o condutor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório