Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Equipamento militar de fabrico russo encontrado no leste da Ucrânia

Observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) indicaram hoje ter encontrado equipamento militar moderno de fabrico russo nos territórios da Ucrânia sob controlo dos separatistas, que Moscovo sempre desmentiu apoiar.

Equipamento militar de fabrico russo encontrado no leste da Ucrânia
Notícias ao Minuto

16:13 - 14/08/18 por Lusa

Mundo OSCE

Trata-se de uma rara confirmação de fonte independente de que armamento moderno de fabrico russo é utilizado no conflito entre os separatistas e o exército ucraniano, que já causou mais de 10.000 mortos desde o seu início em 2014.

A missão da OSCE no leste da Ucrânia disse à agência France Presse ter "encontrado quatro equipamentos eletrónicos militares distintos (...) nos territórios não controlados pelo governo" ucraniano.

Num relatório divulgado no sábado, a OSCE indicou ter encontrado graças a um 'drone' (veículo aéreo não tripulado) os equipamentos russos Leer-3, Krasukha-2, Bylina e Repellent-1 perto de uma localidade a 64 quilómetros a sudoeste do bastião rebelde de Lugansk.

A organização não indica explicitamente o país de onde pode vir o armamento.

Estes equipamentos militares, utilizados para causar interferências nas comunicações móveis ou nos mísseis guiados por radar, são fabricados na Rússia há apenas alguns anos.

A OSCE confirmou dezenas de casos de interferência nos 'drones' que utiliza para vigiar o conflito, embora sempre se tenha recusado a especular sobre a origem das interferências.

A organização dispõe de uma equipa de 600 membros na missão de observação na Ucrânia e realiza relatórios diários.

O acordo de paz assinado em 2015 em Minsk e a instauração de várias tréguas permitiram reduzir consideravelmente os confrontos, mas continuam a ocorrer episódios de violência no leste da Ucrânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório