Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Queda de ponte: "Manutenção regular" não foi feita "com eficiência"

Ministro das Infraestruturas e Transportes de Itália, Danilo Toninelli, aponta o dedo à falta de trabalhos de manutenção na estrutura e pede responsabilidades, "até às últimas consequências".

Queda de ponte: "Manutenção regular" não foi feita "com eficiência"
Notícias ao Minuto

15:27 - 14/08/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Itália

"Entristece-me tanto, entristece-me como cidadão italiano, constatar que a manutenção regular não se fez eficientemente e este incidente é, infelizmente, prova disso", afirmou Danilo Toninelli, ministro das Infraestruturas e Transportes de Itália, em entrevista a alguns meios italianos.

Toninelli, recorde-se, assumiu aquela pasta há pouco mais de dois meses, como parte do Governo de Giuseppe Conte, que assumiu funções a 1 de junho.

A ponte Morandi, inaugura em 1967, tem sido alvo de várias obras ao longo dos anos, sendo que uma intervenção aconteceu recentemente, mas o governante não acredita que seja esta a causa do colapso.

“Uma tragédia destas não pode acontecer num país civilizado como Itália. A manutenção deve estar em primeiro lugar. Quem for identificado como responsável deve pagar até às últimas consequências. Agora é totalmente prematuro apurar quem foi o responsável”, sublinhou.

Entretanto, fontes do governo italiano indicaram à imprensa local que o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, se irá deslocar ainda esta terça-feira para Génova, onde permanecerá, pelo menos, até amanhã, quarta-feira.

A queda parcial da ponte Morandi, na zona de Sampierdarena, em Génova, que aconteceu por volta das 12h00 (hora local, 11h00 horas em Lisboa), resultou em, pelo menos, 22 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório