Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Inaugurada campa real de William Blake, descoberta por casal português

Era conhecido que o poeta e a mulher estavam enterrados no cemitério londrino de Bunhill Fields, mas não se sabia exatamente em que sítio. Dois portugueses descobriram-no em 2006.

Inaugurada campa real de William Blake, descoberta por casal português
Notícias ao Minuto

21:51 - 13/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

O verdadeiro último local de descanso de William Blake foi oficialmente inaugurado este domingo, 12 de agosto, no 191.º aniversário da morte do icónico poeta britânico. Esta inauguração, feita 14 anos após a descoberta da localização exata da campa, no cemitério de Bunhill Fields, em Londres, só é possível graças a um casal português.

Carol e Luis Garrido visitaram Bunhill Fields, em Londres, pela primeira vez em 2004, para visitar a campa do poeta, mas foram surpreendidos pelo facto de, na inscrição da lápide, estar apenas indicado que Blake estava enterrado “perto daqui” (na imagem acima).

Sabia-se que William Blake e a mulher, Catherine Sophia, estavam enterrados naquele cemitério mas não se sabia o local exato. Assim sendo, optou-se por homenagear o poeta com a lápide acima.

Carol e Luis, porém, não achavam suficiente. Dois anos de investigação depois, conseguiram identificar o local exato onde foram enterrados os corpos de Blake e da esposa, Catherine. Ainda assim, só agora a Blake Society conseguiu identificar o local com um memorial, 14 anos de angariação de fundos depois.

A cerimónia de inauguração foi este fim de semana e esta é a nova lápide, já na devida campa:

Recorde-se que William Blake ainda não tinha alcançado fama quando morreu, em 1827, e na sua campa estavam mais sete caixões.

“Na minha infância em Portugal, não sabia nada sobre a sua poesia ou escrita mas conhecia as ilustrações, as pinturas, a belíssima caligrafia”, indicou Luis Garrido em entrevista ao Guardian, explicando que foi esta a sua motivação para estudar literatura inglesa. "Quando vimos a lápide a dizer "perto daqui", pensamos que era muito vago. Queríamos saber o local exato", indicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório