Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Embaixadora indiana quer promover ligação entre portugueses e indianos

A embaixadora indiana em Lisboa, Nandini Singla, afirmou hoje que o relacionamento político entre Portugal e Índia é "fantástico" e defendeu que falta agora "ligar" os dois povos.

Embaixadora indiana quer promover ligação entre portugueses e indianos
Notícias ao Minuto

08:19 - 13/08/18 por Lusa

Mundo Nandini Singla

"Entre governos está tudo fantástico", disse à Lusa a diplomata indiana, salientando a "ótima relação e cooperação" entre Portugal e Índia e a "boa relação entre primeiros-ministros".

No entanto, sublinhou: "É também importante criar uma conexão entre as nossas gentes, por isso é que estamos a celebrar este 'Festival da Índia', onde toda a gente pode vir e sentir aquilo que é a Índia".

A zona de Belém, em Lisboa, acolhe esta quarta-feira o 'Festival da Índia', uma iniciativa que assinala os 71 anos da independência do país, e que pretende mostrar a diversidade cultural indiana, com mostras de gastronomia, música, danças e yoga.

Nandini Singla revelou que os acordos alcançados durante a visita do primeiro-ministro, António Costa, à Índia, e do seu homólogo indiano, Narendra Modi, a Lisboa, ambas no ano passado, resultaram numa cooperação económica que envolve também países do continente africano.

"Na área da economia, estamos a aumentar as trocas e negociações, não apenas entre a Índia e Portugal, mas também na forma como as companhias indianas e portuguesas podem trabalhar juntas em África, por exemplo", referiu a embaixadora.

Segundo Singla, foi também lançado, na semana passada, um intercâmbio entre empresas 'startups' indianas e portuguesas, que poderão trabalhar durante três meses nos países parceiros.

A cooperação vai, no entanto, mais longe, com a diplomata a dar o exemplo do programa juvenil de intercâmbio entre os dois países.

"Há muitos jovens na Índia e, no ano passado, começámos este primeiro programa de intercâmbio juvenil com 10 jovens. Foi o primeiro programa de sempre de intercâmbio juvenil para um país da União Europeia. Portugal foi o primeiro. Ainda este ano, será a vez de os jovens portugueses irem à Índia, em reciprocidade à visita dos jovens indianos", anunciou a diplomata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório