Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mulher morre e homem é amputado por causa de bactéria na saliva dos cães

De acordo com o regulador de saúde norte-americano, três em cada dez pessoas infetadas com esta doença morrem.

Mulher morre e homem é amputado por causa de bactéria na saliva dos cães
Notícias ao Minuto

18:29 - 12/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Greg Manteufel, de 48 anos, quase perdeu a vida ao contrair uma rara infeção sanguínea que terá sido provocada pela saliva do seu cão, em junho, obrigando a amputação das pernas e amputação parcial dos braços.

O pintor, natural de Wisconsin, nos Estados Unidos, foi infetado com ‘capnocytophaga’, uma bactéria que se pode encontrar na boca dos cães e dos gatos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), a autoridade reguladora de saúde dos Estados Unidos.

O CDC explica que a transmissão desta bactéria para os humanos através da saliva é extremamente raro mas pode acontecer. Os sintomas são febres altas, diarreia, dores de cabeça e vómitos. Numa fase mais agravada pode levar “sépsis severa e choque séptico fatal, e gangrena do dedos ou das extremidades”.

O regulador explica ainda, através da sua página oficial, que "a maior parte das pessoas que têm contacto com cães e gatos não ficam doentes" mas quem tiver "sistemas imunitários deficitários que tenham dificuldade em combater infeções" incorre num risco maior.

Greg indica, em entrevista à revista People, que dois dias antes de começar a febre tinha estado numa festa de aniversário com vários cães, supondo que tenha sido aí que ficou infetado. Já foi submetido a sete cirurgias e deverá ainda passar por mais.

O caso de Greg não é único, nem foi o mais grave. Sharon Larson, de 58 anos, natural do Wisconsin, morreu este fim de semana, dois dias depois de ter ficado infetada.

O regulador de saúde norte-americano explica que três em cada dez pessoas que ficam infetadas com ‘capnocytophaga’ morrem, e a morte pode ocorrer entre as primeiras 24 a 72 horas depois dos sintomas começarem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório