Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Divulgado áudio de cockpit de avião que se despenhou em Seattle

“Espero que isto não estrague o seu dia”, disse ao homem que falava consigo na torre de comando. Veja o vídeo na galeria.

Notícias ao Minuto

08:36 - 12/08/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo queda

Chama-se Richard Russell e é o funcionário de uma companhia aérea que, num “ato suicida”, como descreve a imprensa internacional, roubou um avião que se viria a despenhar esta sexta-feira à noite no estreito de Puget, perto de Seattle, nos EUA.

Este agente de serviço terrestre de 29 anos foi avistado enquanto fazia ‘loops’ e outras acrobacias aéreas no avião de 76 lugares depois de realizar uma descolagem não autorizada.

Em comunicado, neste sábado, a família de Russell, que também era conhecida como Beebo, quebrou o silêncio, como forma de ajudar o FBI, responsável pela investigação, a apurar as causas que estarão na base do incidente.

De acordo com a família, Richard era “um marido fiel, um filho amoroso e um bom amigo”.

Richard Russell, conforme divulgou o presidente-executivo da Horizon Air, Gary Beck, em entrevista coletiva, não tinha licença de piloto, mas conseguiu “fazer algumas manobras incríveis com a aeronave", sendo que se tratava e um avião comercial “complexo”.

Em gravações de áudio, descritas também pela imprensa internacional como “arrepiantes”, Russell pode ser ouvido enquanto se descreve como alguém com "alguns parafusos a menos”. Esse áudio foi convertido em formato vídeo, com legendas em inglês, e pode agora vê-lo na galeria. Durante a conversa que tem com a torre de controlo, Richard Russell pede desculpa pelo facto de o seu ato poder estragar o dia do seu interlocutor: “Espero que isto não estrague o seu dia”, referiu.

O “suicida” reconhece ainda que tem muitas pessoas que gostam dele e se preocupam, aproveitando a oportunidade para se desculpar.

Saliente-se que quando lhe é oferecida ajuda para controlar a aeronave, Richard Russell diz que tem alguns conhecimentos, através de videojogos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório