Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Serviços de informações do Mali dizem ter impedido ataques na capital

Os serviços de informações do Mali disseram hoje ter impedido "ataques direcionados" na capital, que estavam a ser preparados por três homens, suspeitos de outros ataques, elevando a tensão na véspera da segunda volta das eleições presidenciais.

Serviços de informações do Mali dizem ter impedido ataques na capital
Notícias ao Minuto

23:38 - 11/08/18 por Lusa

Mundo Bamako

A natureza dos ataques não foi divulgada, mas os três malianos, suspeitos de serem os autores de um assalto que matou três pessoas em outubro de 2016, "estavam a preparar outros ataques direcionados em Bamako neste fim de semana", segundo um comunicado das forças de segurança.

Citada pela agência France-Presse, uma fonte da segurança escusou-se a avançar detalhes.

"Mas é óbvio que, neste período de eleições, é melhor que eles estejam presos do que em liberdade", disse a mesma fonte, que indicou que a detenção dos suspeitos ocorreu num bairro popular de Bamako.

Segundo as forças de segurança, que classificam o grupo como terrorista, os três homens são os autores de um ataque, na noite de 24 para 25 de outubro de 2016, contra um posto de portagem em Sanankoroba, a 30 quilómetros da capital, no qual dois funcionários e um guarda foram mortos.

Este ataque aparentou ser de natureza criminosa, mas um motivo jihadista não foi excluído. Os assaltantes gritaram "Allah akbar" (Deus é o maior), antes de fugir. Os investigadores consideraram, no entanto, que foi uma forma de confundir as pistas, fazendo acreditar que se tratava de uma operação de um grupo jihadista.

Na segunda volta das presidenciais, que decorre no domingo, a segurança será garantida por 36 mil militares, cerca de 20% mais que na primeira volta, em 29 de julho.

O Presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keïta (IBK), é o favorito nesta eleição, face ao líder da oposição, Soumaila Cissé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório