Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Parque Yosemite vai reabrir após 14 dias encerrado devido ao fogo

O Parque Nacional Yosemite, nos Estados Unidos da América, vai reabrir terça-feira, 14 dias depois de vários incêndios violentos terem enchido o local com fumo, mesmo no auge da época turística.

Parque Yosemite vai reabrir após 14 dias encerrado devido ao fogo
Notícias ao Minuto

22:34 - 10/08/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O porta-voz do parque, Scott Gediman, avançou hoje que os visitantes devem esperar horários de visitas limitadas e serviços, igualmente limitados, enquanto o parque regressa ao seu normal funcionamento.

O famoso Vale de Yosemite, uma das reservas naturais mais populares dos Estados Unidos, e outras áreas próximas, foram fechadas desde 25 de julho, juntamente com centenas de parques de campismo e hotéis.

Embora os incêndios não tenham atingido o coração do parque, queimaram em áreas em redor, tornando as estradas inacessíveis e poluindo a zona com fumos intensos.

O encerramento de Yosemite afetou financeiramente o parque no auge da época de Verão, causando transtornos a milhares de turistas cujas viagens foram canceladas.

Os incêndios perto do parque Yosemite, que tiveram início a 13 de julho, já fizeram arder 38.800 hectares e encontram-se agora 80% controlados.

Os bombeiros da Califórnia não têm tido meios a medir, lutando para evitar que um crescente incendio florestal no sul do Estado, que está a ser alimentado por arbustos secos e árvores, atinja os bairros das colinas, um dia depois de as chamas terem ganho forças e ficado a poucos metros das casas.

O governador Jerry Brown declarou estado de emergência para os condados de Orange e Riverside, enquanto o fogo esculpia o seu caminho ao logo das cordilheiras na floresta nacional de Cleveland.

Alguns montes foram autorizados a ser queimados sob o olhar atento dos bombeiros como uma forma de reduzir o 'combustível' e tornar mais difícil as chamas saltarem estradas se os ventos voltarem a soprar fortes.

Os meios aéreos, que estão a operar, lançaram líquido que suprime a chamas enquanto as pessoas recorriam a mangueiras de jardim para molhar as suas casas e ao mesmo tempo o incendio ao sul de Los Angeles 'explodiu' novamente na noite de quinta-feira, impulsionado por rajadas de cerca de 30 quilómetros/hora.

Mais de 1.200 bombeiros encontram-se no local a combater aquele que foi chamado de 'Holi Fire'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório