Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 13º

Edição

Exumação de corpo de Franco faz disparar turismo no Valle de los Caídos

O primeiro-ministro espanhol anunciou que iria ser feita a transladação o mês passado.

Exumação de corpo de Franco faz disparar turismo no Valle de los Caídos
Notícias ao Minuto

17:51 - 10/08/18 por Sara Gouveia 

Mundo Espanha

Desde que Pedro Sanchéz anunciou que o governo ia mandar exumar os restos mortais do ditador Francisco Franco, do Valle de los Caídos, uma basílica mandada construir pelo próprio general a cerca de 40 km de Madrid, que milhares de pessoas têm visitado o local. 

Segundo números apresentados pelo El Mundo, só em 2018, o monumento foi visitado por 153.677 pessoas, sendo que só em julho registou 38.269 visitantes, mais 49% do que no mesmo mês do ano passado. Só no primeiro fim de semana de julho foram 3.584 pessoas ao local e no seguinte (dias 7 e 8) foram 4.367 pessoas.

O mês passado também recebeu algumas concentrações fora do normal, pois no domingo, dia 15, por exemplo várias centenas de pessoas foram chamadas pelo Movimento por Espanha para protestar contra a exumação de Franco.

A basílica foi mandada construir por Francisco Franco e erguida entre 1940 e 1958 como forma de homenagem os mortos da Guerra Civil espanhola. E, apesar de não ser uma vítima, o seu túmulo está ao lado do do fundador do partido fascista Falange, José Antonio Primo de Rivera.

O General Franco foi um militar responsável pelo golpe de Estado em Espanha em 1936, que acabou por dar início à Guerra Civil, tendo exercido desde 1938 o cargo de chefe de Estado até morrer, em 1975, altura em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório