Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Aristides Gomes garante que eleições vão ser a 18 de novembro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau garantiu hoje que as eleições legislativas vão decorrer a 18 de novembro e que o recenseamento vai começar a 23 deste mês.

Aristides Gomes garante que eleições vão ser a 18 de novembro
Notícias ao Minuto

13:21 - 10/08/18 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

"Nós vamos realizar as eleições a 18 de novembro. Mais do que nunca estamos numa posição de segurança crescente em relação ao processo eleitoral, particularmente, com a obtenção da possibilidade de termos o dispositivo de recenseamento para iniciarmos o recenseamento a 23 de agosto", afirmou Aristides Gomes, em Bissau.

O primeiro-ministro explicou que o recenseamento pode iniciar-se no dia 23 devido à cooperação com a Nigéria e a uma cooperação suplementar de Timor-Leste.

"Vamos poder começar o nosso recenseamento a 23 [de agosto], cumprindo a lei do recenseamento através de um procedimento que consistirá em recensear as pessoas e entregar imediatamente os cartões de eleitores", salientou.

Aristides Gomes disse também ter consciência das dificuldades, sobretudo, devido ao "período das chuvas", mas garantiu que o Governo vai fazer tudo para que o recenseamento decorra em 30 dias.

"Estamos em condições de iniciar o recenseamento a 23 de agosto. É uma situação que será irreversível. Nós vamos realizar estas eleições", disse.

O recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau vai decorrer entre dia 23 deste mês e 23 de setembro. As eleições legislativas estão marcadas para 18 de novembro.

Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau em abril, tendo formado um Governo em que estão representados partidos políticos com assento parlamentar, conforme previsto no Acordo de Conacri.

A nomeação de Aristides Gomes pôs fim ao impasse político que a Guiné-Bissau vivia há cerca de três anos. O principal objetivo do novo Governo guineense é a organização de eleições legislativas.

O ato eleitoral está orçado em cerca de 7,8 milhões de dólares (cerca de 6,6 milhões de euros) e, na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Cabo Verde em julho passado, o Presidente guineense, José Mário Vaz, pediu um apoio de cerca de três milhões de euros.

"Congratularam as autoridades da Guiné-Bissau pelo anúncio da realização de eleições legislativas, previstas para o dia 18 de novembro de 2018, e apelam à Comunidade de parceiros no sentido da concretização atempada das contribuições já anunciadas, indispensáveis à realização das eleições", lê-se na Declaração de Santa Maria, aprovada pelos chefes de Estado e de Governo lusófonos na cimeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório