Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Orca transporta cria morta há 16 dias. "Isto estabelece um recorde"

O animal tem chamado a atenção dos cientistas por todo o mundo.

Orca transporta cria morta há 16 dias. "Isto estabelece um recorde"
Notícias ao Minuto

12:18 - 10/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ciência

A 24 de junho era vista pela primeira vez ao largo da costa da Ilha de Vancouver, no Oceano Pacífico, uma orca a transportar o cadáver da sua cria.

Os investigadores ficaram admirados quando 16 dias depois a imagem se repetia e a mãe continuava a levar consigo a cria morta.

Segundo conta a BBC, as orcas são conhecidas por transportarem as crias após estas morrerem durante pelo menos uma semana, mas os cientistas acreditam que esta está a "bater o recorde".

"Talvez esta seja a forma dela conseguir ultrapassar a perda de mais um bebé. Provavelmente já perdeu mais dois durante a última década. Tem de ser trágico para estes animais perder os bebés e isso está a acontecer a um nível nunca antes visto", explicou Ken Balcomb, um dos investigadores do Centre for Whale Research, que se dedica a estudar a população de orcas naquela região.

Os cientistas acreditam que a cria terá morrido a 24 julho, mas não sabem para já a causa de morte.

O número de orcas nas costas do Canadá e dos EUA tem diminuído de forma drástica, pois dependem de salmão Chinook para sobreviver e esses também têm aparecido em menor número nos últimos anos. Só um terço das baleias nascidas nos últimos 20 anos tem conseguido sobreviver e as gravidezes dos últimos três anos não têm conseguido crias viáveis, explica o centro de pesquisa.

"Temos visto mães orca a carregar os bebés mortos brevemente, durante partes do dia. Vimos outra há alguns anos durante dois ou três dias. Mas isto estabelece um recorde", acrescentou Ken.

Para já os investigadores só podem observar, porque a orca parece estar saudável e a alimentar-se. Alguma abordagem poderia perturbá-la.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório