Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Guatemala perde 8.000 crianças apesar de alerta rápido

Na Guatemala existem 7.999 crianças desaparecidas de um total de 39.117 alertas de desaparecimento emitidos no sistema rápido, designado Alba-Keneth, de "resposta imediata para a busca e localização de meninas, meninos e adolescentes".

Guatemala perde 8.000 crianças apesar de alerta rápido
Notícias ao Minuto

06:32 - 10/08/18 por Lusa

Mundo Desaparecimento

A coordenadora da unidade encarregada do Alba-Keneth, Suilma Cano, explicou na quinta-feira que houve "80% de efetividade do sistema, pois foram desativados 31.118 casos", o que significa que as crianças "foram localizadas e postas à disposição das autoridades".

As declarações foram feitas durante a comemoração dos oito anos de criação deste mecanismo de resposta imediata à comunicação de desaparecimento de menores.

Este sistema de alerta junta a Procuradoria-Geral, o Ministério Público, a Polícia Nacional Civil, a Secretaria contra a Violência Sexual, Exploração e Tráfico de Pessoas, a Direção-Geral da Migração, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Secretaria da Comunicação Social.

O sistema de alerta Alba-Keneth deve o seu nome aos menores Alba Michelle e Keneth Alexis, que vieram a ser encontrados mortos depois de raptados, e visou alterar os procedimentos policiais.

Com efeito, até então a busca dos desaparecidos só começava 24 a 48 horas depois da comunicação do desaparecimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório