Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Filho de Daphne Caruana Galizia diz que mãe sofreu anos de intimidação

Paul revelou que três cães da família foram mortos e que tentaram incendiar a casa da mãe. Família da jornalista quer que seja aberto um inquérito independente e público para saber se Malta falhou no dever de protegê-la.

Filho de Daphne Caruana Galizia diz que mãe sofreu anos de intimidação
Notícias ao Minuto

23:55 - 09/08/18 por Fábio Nunes

Mundo Crime

Um dos filhox da jornalista Daphne Caruana Galizia, que foi morta em outubro em Malta, afirmou numa entrevista à BBC que a sua mãe foi intimidade durante vários anos. Paul Caruana Galizia adiantou que ao longo dos anos tentaram incendiar a casa da jornalista mas não faltaram outros exemplos de ameaças veladas.

“Os nossos três cães foram mortos – envenenados, cortaram a garganta a outro”, disse Paul Caruana Galizia. “Nós crescemos com isto e não era segredo que a minha mãe recebia ameaças”.

Os advogados da família de Daphne também já fizeram chegar ao governo maltês um documento no qual pedem a abertura de um inquérito independente e público para saber se “Malta falhou na sua obrigação de proteger” a jornalista ao abrigo do artigo 2 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Esse artigo diz que “o direito à vida de todos deve ser protegido pela lei”. Tal como todos os estados-membros da União Europeia, Malta assinou essa convenção.

“Até poderes parar de perguntar ‘Podíamos ter feito algo de forma diferente? Podia o estado ter feito algo de forma diferente?’, sentimos que ainda não podemos estar de luto”, referiu Paul.

A polícia de Malta prendeu três suspeitos da morte da jornalista em dezembro. Foram acusados de homicídio mas em tribunal disseram ser inocentes. Os três homens continuam detidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório